fbpx Câncer de próstata: se descoberto cedo, chance de cura é de até 90% - Clínica Mário de Assis

(85) 3036.9000 | (85) 98685.0139

Câncer de próstata: se descoberto cedo, chance de cura é de até 90%

Preconceito é o principal inimigo dos homens de mais de 40 anos, devido ao fato de a doença ser silenciosa no estágio inicial

No mês de novembro, marcado pela campanha Novembro Azul, o tema “Câncer de Próstata” marca os noticiários. É o segundo câncer que mais mata os homens no Brasil e, por isso, a importância de se abordar o tema.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa em seu estágio inicial, dando sinais apenas quando avançada. Este fator, aliado ao preconceito e resistência masculina em buscar prevenção e realizar exames, pode ser fatal. Ainda existe resistência da população masculina em buscar a prevenção. É preciso a conscientização e o apoio da família para os cuidados da saúde do homem.

Por isso, a realização de exames de rotina é tão importante para os grupos de risco – homens a partir de 50 anos de idade ou aos 45 anos, se houver casos na família. Todos, especialmente a partir dos 40 anos, devem fazer uma avaliação com um médico especialista e realizar exames laboratoriais, para que casos de câncer sejam diagnosticados precocemente e tenham possibilidade de cura.

90% de chance de cura

Para realizar o diagnóstico do câncer de próstata são necessários, inicialmente, dois exames: o de sangue (PSA) e o digital da próstata. Ambos os exames são simples de serem realizados. O exame da próstata (toque retal) dura apenas dez segundos e é realizado de maneira indolor. O importante é o diagnóstico precoce da doença, quando descoberta na fase inicial, a chance de cura é superior a 90%.

Em caso de suspeita de câncer de próstata, o paciente é encaminhado para avaliação com urologista.

Quando em quadro avançado, a doença pode apresentar sintomas como dificuldade para urinar decorrente da compressão do tumor sobre o canal urinário, além de dores ósseas em pacientes que já possuam tumores espalhados.

Novembro azul

Durante o mês de novembro, diversas atividades de conscientização e prevenção são realizadas em todo o país.

Receba nossas notícias