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[Dicas de Saúde] Como se livrar do sedentarismo neste início de ano

Deixar de lado o sedentarismo é um dos muitos objetivos que a maioria das pessoas estabelece durante a virada de ano.

Neste começo de ano é o momento ideal para começar a transformar este desejo em realidade.

O melhor exercício é aquele no qual a pessoa se sente bem. Gostar da atividade é fundamental. Exercícios em grupo e com alta intensidade são muito eficientes pra quem passou um pouco dos limites neste período de festas de fim de ano.

 Para quem busca o emagrecimento e a definição muscular, não basta sair do sedentarismo, é preciso também fazer mudanças na alimentação.

Uma dica é sempre se lembrar da importância da boa alimentação neste processo, pois de nada adianta treinar, treinar e treinar, se estiver comendo mal, ingerindo muitas calorias e muitas gorduras ruins.

Outro cuidado que é preciso ter ao começar os exercícios, principalmente no verão do Rio, é com o sol. Se sua atividade for realizada ao ar livre, passe filtro solar.

Não podemos esquecer da hidratação. Ela é fundamental para não passar mal e continuar sua atividade física. É importante lembrar que a suadeira que você apresenta quando faz atividade nessa época está relacionada com a perda de água e não de gordura, então, não se anime muito se suar bastante, é apenas água indo embora. Hidrate-se bem.

Os idosos, em especial, devem tomar mais cuidado ao se exercitarem durante o verão.

Eles tendem a se sentir desorientados e com alterações de humor nessa época do ano em virtude da baixa hidratação. Por isso, não se recomenda fazer exercícios intensos ao ar livre entre 11h e 16h. Esta recomendação serve para qualquer faixa etária, assim como a necessidade procurar um profissional de educação física para ajustar a intensidade do seu treino, individualmente.

Fonte: extra.globo.com

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